InícioConsciência3 princípios para felicidade - Guia para blindar seu emocional

3 princípios para felicidade – Guia para blindar seu emocional

Primeiramente devo informar que felicidade no meu entendimento é percorrer o caminho e não o destino.

Consequentemente ninguém nunca será feliz quando tiver isso ou conquistar aquilo, pois a felicidade se faz presente na jornada em busca de seus objetivos.

De uma forma muito simples e direta, você precisa saber que existem apenas duas situações na vida:

  • O que está no seu controle, aquilo que depende de você
  • O que não está no seu controle, portanto não depende de você

É básico, é simples e é verdadeiro. Se algo ocorrer com uma pessoa aqui no Brasil, no Japão ou Canadá, isso está ou não está no controle dessa pessoa. Isso é universal.

Portanto, o que está no seu controle é previsível, livre e não tem impedimentos, segue o flow. O que não está no seu controle é frágil, sujeito a adversidades, imprevisível.

Ponto-chave: A vontade

Você controla a sua vontade, sua energia – fazer algo depende de você e pode escolher fazer ou não. Porém, você não controla o meio externo, se o dia está chuvoso ou ensolarado, o engarrafamento, a fila para o metrô ou ônibus.

Coloque todo seu foco naquilo que você controla, em tudo que depende de você, atitudes e ações. Foque apenas nisso para fazer acontecer, melhorar e evoluir. A vontade é sua energia para agir.

Quais são os 3 princípios para a felicidade?

Agora que você já sabe o que está sobre o seu controle e também sabe aquilo que não controla, segue os três princípios para fortalecer sua mente e atitudes, que irão ajudar exatamente onde você está colocando seu foco: em tudo aquilo que depende de você.

  • Ver com clareza
  • Agir corretamente
  • Aceitar o mundo como ele é

Ver com clareza é simplesmente ver as coisas como realmente são, em sua essência, por sua inteira natureza. Uma taça é uma taça, feita de vidro ou cristal, pode ser utilizada para tomar água ou vinho, etc. e também pode se quebrar. Essa é a natureza da taça.

Agir corretamente é fazer o que precisa ser feito, da forma correta, com ética, ou seja, fazer algo que traga benefícios a você e outras pessoas, e não prejudique ninguém.

Aceitar o mundo como é refere-se a não reagir ou criar expectativas sobre “como deveria ser” e simplesmente como é realmente. É preciso suportar o que for preciso, com coragem, força e determinação. O mundo não está nem aí para você, para mim, para ninguém. A vida não nos deve nada.

Infográfico: 3 princípios para a felicidade

3 Princípios para a felicidade

E tenha certeza que na sua trajetória, por diversas vezes você irá se deparar com uma coisa chamada dor. A dor é algo que na maioria das vezes não está em nosso controle, portanto não estamos imunes contra a dor. Ela vai acontecer, e aceitando o mundo como é, você irá descobrir que a dor é um grande professor, ela te dará importantes lições para a vida.

Assim como nas artes marciais, você usa a força do oponente a seu favor, para um contra-ataque, encontre uma forma de usar a dor também a seu favor.

O que impede uma ação na sua vida, pode favorecer a ação.

Lembre-se que se algo bloqueou seu caminho, isso pode se tornar o próprio caminho, ou apontar uma nova direção a seguir.

Leia também outros posts que escrevi sobre Estoicismo.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ lidos