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Como meditar sozinho: um guia de meditação para iniciantes

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Como meditar sozinho.
Como meditar sozinho.

Como meditar sozinho é um guia completo de meditação para iniciantes que desejam começar a meditar de forma simples e fácil, sem segredos.

A primeira coisa que você precisa saber para começar a meditar sozinho é que a base da meditação é a respiração.

Como meditar

Para meditar sozinho primeiro escolha um local agradável e tranquilo, onde você não será incomodado.

Sente-se em uma posição confortável. Você pode sentar-se com as mãos postas, com as palmas das mãos apoiadas nas coxas e fechar os olhos.

Comece prestando atenção a sua respiração, entretanto procure não interferir na sua respiração, deixe ela fluir normalmente, observe o ar que entra, o ar que sai.

Após alguns minutos, observado sua respiração, o ar entrando e saindo, você perceberá que está mais calmo, mais tranquilo.

Deve perceber também que sua mente provavelmente está produzindo muitos pensamentos, um pensamento após o outro. Isso é normal, continue a observar sua respiração.

Conforme você observa e respira, e os pensamentos vem, não se identifique com os pensamentos, ou seja, não julgue ou se envolva com o pensamento, algo do tipo, esse pensamento é bom, esse é ruim, etc. Deixei os pensamentos virem e apenas os observe também, sem reagir a eles. Com a prática você ira perceber que da mesma forma que os pensamentos surgem. eles desaparecem.

Opcionalmente, você pode contar suas respirações – esta é uma técnica muito eficaz. Isso significa simplesmente que você contará cada respiração que fizer, inspira e conta 1, expira e conta dois. Ao chegar em 10, você inspira e conta 1 novamente.

Agora que você já sabe como meditar, é importante também saber que o objetivo da meditação é criar uma conexão consigo. Acalmar a mente e olhar para dentro. A maioria das pessoas acredita que não existe nada dentro, que a vida acontece fora, no mundo exterior, no plano físico, porém a vida realmente acontece dentro, é interior.

Este artigo é sobre meditação para iniciantes, se você quer se apronfundar um pouco mais recomendo ler o artigo: Aprenda a meditar em 3 simples passos.

A saúde mental pode ser um assunto altamente estigmatizado, com a maioria das pessoas que sofrem de doenças mentais e tentam evitar ou fazendo o tratamento errado. Embora seja importante reconhecer que pode afetar homens e mulheres, são os homens os mais afetados. Não é difícil perceber porquê. Quando se trata de saúde mental, tendemos a procurar a “ovelha negra” em um grupo. Infelizmente, no que diz respeito à depressão, foi exatamente isso que descobri.

As estatísticas sobre doenças mentais não são animadoras. Se você está sofrendo de depressão ou ansiedade, precisa saber que existem opções para você. E para ajudá-lo a começar, abaixo, você encontrará um guia passo a passo para iniciar sua prática de meditação no caminho certo. Você receberá meditações guiadas dos melhores professores de meditação e uma lista útil de recursos para começar.

Relato enviado por (anônima).

Comecei a cair em depressão quando deixei meu primeiro emprego por um novo. Como introvertida, as mudanças que fiz em minha vida, bem como no novo emprego e tudo mais pareciam muito estressantes. Então percebi que minha depressão estava sendo causada pelo estresse que eu estava sentindo na época. Assim que me livrei da situação estressante, porém, a depressão foi embora.

Alguns meses depois, meu marido e eu nos separamos. Isso foi difícil para mim, não apenas porque eu odiava estar separada, mas porque a depressão é algo contra o qual ainda hoje luto. Com o tempo, porém, as coisas pareciam melhorar.

Finalmente, após vários anos de luta, um amigo me convenceu a tentar a meditação. A questão era: como meditar sozinho?

Depois de mais ou menos uma semana de treinamento, comecei a me sentir melhor, com mais energia, mais feliz e mais em paz. Uma das minhas melhores amigas me disse que a meditação é ótima para lidar com todos os tipos de estresse.

Ela estava absolutamente certa!

Então entrei em minha prática e tentei. A meditação foi um salva-vidas.

Na verdade, a meditação salvou meu relacionamento com minha família também. Minha ansiedade estava afetando minha capacidade de cuidar de meus filhos. No entanto, meditando todos os dias, usando técnicas que aprendi e me concentrando na respiração, tudo isso se dissipou. Desde então, a vida se tornou muito mais fácil para todos os meus filhos e para mim. Mas a meditação, como qualquer prática, não precisa doer.

Todos os dias eu pratico meditação e trabalho para relaxar minha mente. Embora pareça que há muito o que fazer, aprender a encontrar o equilíbrio em sua vida é algo que vale muito a pena. Não há vergonha em tentar mudar uma situação que está causando dor. Quer você queira começar seu próprio grupo de meditação, encontrar ajuda de um terapeuta ou fazer uma aula, sempre há uma maneira. Para ser claro, ninguém é “curado” ou “consertado” apenas pela meditação. Dito isso, se você está pronto para dar o primeiro passo para encontrar paz em si mesmo e em sua mente, eis o que você pode fazer para alcançar seus objetivos.

1. Aceite a situação. Não tente derrubá-lo. Em vez disso, aceite as circunstâncias como são. A realidade é que não importa qual seja sua idade ou quão bem-sucedido você pensa que já é, sua situação nunca vai acabar. Sua vida continuará agora, ou bem na sua frente, então faz sentido aceitá-la e fazer algo a respeito, mesmo que isso o deixe infeliz.

2. Pare de viver a vida com estressores. O estresse é uma parte inevitável do ser humano. Todos nós vivemos isso todos os dias, enquanto nossas mentes e corpos tentam descobrir como lidar com isso em qualquer situação em que nos encontremos. Às vezes precisamos de ajuda para controlar o estresse, outras vezes, só precisamos de um tempo para você mesmo para relaxar. Portanto, nos dias em que você se sentir sobrecarregado com um grande número de coisas para controlar, reserve um tempo para si mesmo.

3. Procure seus gatilhos. Sempre que você se sentir estressado ou frustrado, faça uma pequena verificação mental para determinar o que o está levando a esses sentimentos. Para mim, foi um momento difícil com um chefe excessivamente crítico e ter que deixar essa posição. Muitas vezes, eu só precisava descobrir como poderia lidar com um desafio que enfrentei no meu trabalho. Outras vezes, seria como as crianças estavam sendo criadas. Seja o que for, concentre-se apenas em como você pode estar evitando as coisas que estão causando esse tipo de estresse que você poderia resolver.

4. Reserve um tempo para a meditação quando as coisas não estiverem indo bem. Meditar não é algo que você deva tentar quando tudo está indo bem, nem é algo pelo qual esperar depois de lidar com qualquer estressor. Às vezes, a vida das pessoas vira de cabeça para baixo e elas precisam de algum espaço para respirar para liberar as emoções. Ao se permitir apenas sentar e apenas respirar, deixe de lado todos os pensamentos e emoções negativas que surgiram, veja se eles podem ir para outro lugar.

Como meditar sozinho: um guia de meditação para iniciantes, é um post que criei com o objetivo de ajudar pessoas que estão iniciando com a meditação.

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