InícioConsciênciaDesperte sua consciência e elimine o sofrimento da sua vida.

Desperte sua consciência e elimine o sofrimento da sua vida.

Esse post é um convite: desperte sua consciência e elimine o sofrimento da sua vida.

Certamente ninguém vive sem experimentar algum tipo de dor, pois ela faz parte da vida. 

Temos controle de poucas coisas que acontecem conosco e ao nosso redor. Todas as outras coisas – não temos controle, pois elas apenas acontecem. 

Precisamos lidar com elas, o melhor possível. E fazemos isso com muita frequência. Fazemos o nosso melhor, com as ferramentas e os recursos que temos disponíveis no momento. 

Por exemplo, alguém te fecha no trânsito, e mesmo essa pessoa estando errada, diz várias palavras ofensivas, faz gestos obscenos e vai embora… Isso lhe causa dor e sofrimento. É um tipo de evento que você não controla, e alguns segundos depois você está sofrendo. Até então estava tranquilo e agora não está mais, está irritado. 

Lembre-se que a dor é real, mas o sofrimento é opcional. 

Talvez passe por sua cabeça ir atrás desse maluco, pegá-lo e dar uma boa lição. É comum também pensar em coisas bem piores. E você continua com isso na cabeça… Horas depois você comenta com alguém o que houve, o sofrimento e a raiva se fazem presentes em você novamente. 

Em muitos momentos da nossa vida, recriamos no presente, o sofrimento por algo que aconteceu no passado. E ao fazermos isso, trazemos de volta todas as emoções negativas e todo o sofrimento para a nossa vida novamente.

Existe uma diferença entre dor e sofrimento.

Há uma diferença entre a dor, algo que ocorreu, é real, um acontecimento, um fato. E o sofrimento é aquilo que se fazemos ou carregamos depois que a coisa toda ocorreu. 

Lembre-se: a dor é real, aconteceu! Entretanto, o sofrimento é opcional e você pode continuar alimentando ele por horas, dias, até anos… e continuar a sofrer, ou pode simplesmente parar de alimentar isso e se livrar do sofrimento. 

Lembro-me de um cãozinho branco, que eu sempre via pela rua aqui do bairro, alegre, correndo e brincando. 

Certa vez um carro atropelou ele, causando obviamente muita dor. Consequentemente uma das patas traseira ficou paralisada. 

Tornou-se um cão aleijado, agora andava apenas em três patas. Mas ele continuou vivendo com alegria, embora não podia correr mais.

Esse cachorrinho teve uma grande dor, mas não alimentou o sofrimento. Ele não ficou pensando “Meu Deus, porque isso ocorreu comigo?”, ou então, vou acabar com esse motorista… 

Uma lição para refletir

A lição mais importante: ele experimentou a dor. Ela teve início em algum momento – evento que ele não tinha controle, e teve fim em algum outro momento que ele também não tinha controle. Então houve dor, e depois não houve mais dor, e ele não alimentou o sofrimento. 

Podemos tirar um grande aprendizado dessa história porque os animais não possuem razão, não possuem a capacidade de pensar. 

No caso do cãozinho, ele possui um cérebro, mas ele não tem uma mente. A mente é uma característica apenas dos humanos. 

E por mais estranho que pareça, ter uma mente agitada, tagarela e ativa o tempo todo, vai lhe causar muito sofrimento. No livro O Poder do Agora, o autor Eckhart Tolle diz que a mente agitada é a doença. 

O ponto-chave que quero chegar aqui é a consciência, desperte sua consciência para “acordar”. Vivemos dormindo mesmo quando pensamos que estamos acordados. 

Qual o significado de desperte sua consciência?

Despertar a consciência significa acordar. É estar atento e consciente a tudo que está ocorrendo com você e também ao seu redor, sem reagir, sem se identificar. 

Estar consciente da sua respiração, do ar que entra e sai de seus pulmões. Estar consciente do sol brilhando, do canto dos pássaros. 

E os barulhos como um canteiro de obras ou o trânsito, você também está consciente disso, sem julgamentos, sem agitação mental. Apenas observa. 

O despertar da consciência acontece naturalmente, mas apenas para quem busca despertar.

Pode-se até ouvir o silêncio…  

O caminho mais rápido é através da meditação. No entanto, não é algo que você se esforça e conquista, o despertar da consciência simplesmente acontece. No início você se torna consciente por 1 ou dois segundos, e pouco a pouco vai ampliando esse tempo. 

Outra prática muito simples é observando com muito atenção o espaço entre um pensamento e outro. Nem sabemos disso, ou seja, não temos consciência, mas comece a observar… Você vai perceber que existe um espaço em branco entre um pensamento e outro. Ao concentrar sua atenção nesse espaço, é um momento que você está consciente.

Já ouviu o termo iluminado? Uma pessoa iluminada, de forma simples, nada mais é que viver consciente o tempo todo.

Consequentemente, através desse processo, é possível eliminar (pouco ou muito) o sofrimento da vida. 

É o melhor caminho que encontrei para uma vida melhor, com plenitude, serenidade e harmonia. 

Leia também outros posts que escrevi sobre Consciência.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ lidos