InícioConsciênciaEgo! Saiba qual é o seu pior inimigo

Ego! Saiba qual é o seu pior inimigo

EGO é importante que você saiba uma coisa básica e fundamental sobre: é falso, é artificial, de certa forma é uma armadilha sútil para te manter preso num estado.

E o mais desagradável disso é que ele foi criado para trazer sofrimento, pois é exatamente através do medo e sofrimento que ele consegue te manter aprisionado.

O ego é uma criação da mente.

O ego precisa de apenas uma coisa para se manter vivo e ativo: conforto!

Já tentou fazer algo grandioso, ousado, pode ser uma entrevista de emprego numa multinacional, uma escalada para o sucesso com cargo de liderança e um salário extremamente alto, ou de repente, surge um convite para uma palestra para mil pessoas e uma ótima oportunidade para você ser visto, fazer seu marketing pessoal e impactar muitas vidas… Como você se sente?

Se você não é um executivo ou palestrante experiente, tenho certeza que essa ideia deixa você aterrorizado, faz suar suas mãos e bate aquele aperto no peito ou nó na garganta.

Esse é o ego gerando medo para te controlar, esses pensamentos e sentimentos são as artimanhas que ele utilizada para te manter no estado atual, na sua zona de conforto.

Ele gera ruídos para confundir sua capacidade racional, ofuscar sua consciência e sempre lhe diz exatamente o que você acredita que quer ouvir, quando e no momento que quer ouvir.

A partir daí você começa a acreditar em tudo isso, que tem origem em algo artificial, falso. E a consequência é terrível: a morte lenta e gradual da criatividade e da sua força de vontade.

A solução é simples, mas não fácil: basta dissolver o ego!

Existem vários termos como, morte do ego, eliminar o ego, diluir o ego, etc. Tudo se resume a você assumir o controle da sua vida, estando acima da mente, tornando a mente uma assistente, disponível para quando você precisar fazer algo.

A maior doença da humanidade hoje é a mente, no sentido de que as pessoas servem a mente, essa é a doença. A mente se tornou seu mestre, e ela é um mestre louco e cruel. É como um cavalo selvagem ou um trem desgovernado.

Torne-se seu próprio mestre, sereno, sensato, inabalável e automaticamente a mente assumirá o papel de lhe servir com maestria.

Dissolvendo o ego, surge a humildade e ela lhe traz confiança. O ego sendo artificial, é fraco e manipulador,já a confiança é conquistada, é real, sólida e aguenta muita porrada da vida, crescendo com as dificuldades. Por exemplo, uma simples crítica pode acabar com o dia de uma pessoa dominada pelo ego.

Já com a confiança ocorre o oposto, uma crítica é uma excelente oportunidade para refletir, crescer e evoluir.

Segue abaixo três pilares que foram retirados do livro “O ego é seu inimigo” de Ryan Holiday, que podem ajudar você a conquistar confiança e a dissolver o ego:

  • Ser humilde em nossas aspirações;
  • Ser generoso em nossos sucessos;
  • Ser resiliente em nossos fracassos.

É preciso buscar formas de dissolver ou não ser dominado pelo ego, das dores e sofrimentos do passado, das expectativas e ansiedades em relação ao futuro. Somente assim sua energia criativa estará presente e você será livre para usar todo o seu potencial na vida.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ lidos