InícioConsciênciaImpermanência - entenda isso e transforme sua vida!

Impermanência – entenda isso e transforme sua vida!

A vida é sempre mudança, ou seja, impermanência. Não existe um contrato, uma apólice de seguro que possa garantir que você está protegido e seguro na vida.

Pelo lado espiritual, as coisas não duram, pois, cada uma delas tem sua própria natureza – e essa natureza é surgir e desaparecer. As coisas são efêmeras, breve e passageiras.

No plano físico, esse mundo em que vivemos, todas as coisas se transformam. Uma coisa surge, e enquanto não desaparece, ela se transforma, está em constante mudança.

Coisas boas acontecem e passam, coisas ruins acontecem e passam, coisas neutras acontecem e passam. Nada dura para sempre.

Imagine uma rocha, parece sólida e imutável, mas ela é composta de partículas, átomos, que estão em constante movimento.

O sol, a chuva ou neve altera a frequência do movimento desses elementos, gerando novas reações. Todas essas reações nunca cessam, continuam sem parar, entretanto, a cada instante, encontra-se num estado diferente.

Por exemplo, a nossa mente, ela está em constante transformação, energia, pensamentos, percepções. Você sabia que o cérebro consome em média 25% da energia do corpo e gera eletricidade capaz de manter acesa uma pequena lâmpada?

Isso é um processo contínuo de ação e reação, portanto é impermanente.

Se você estiver caminhando na praia, vai perceber uma onda surgir. Da mesma forma que ela surge, ela também desaparece. Escreva algo na areia, deixe pegadas e isso também vai desaparecer, levado pela onda.

A coisa mais importante sobre a impermanência é que ela não é boa nem ruim. Basta compreender que é assim que funciona.

Se algo lhe ocorre, por sua natureza é impermanente. Pode nos agradar ou nos desagradar, estamos, na verdade, emitindo um julgamento sobre um fato, sobre um acontecimento, e isso tem origem na nossa mente.

Geralmente é assim, alimentamos expectativa sobre algo e isso leva ao sofrimento.

A boa notícia é que podemos viver em paz e harmonia com isso, afinal as coisas são como são, devemos aceitar tudo aquilo que não podemos mudar, e usar nossa vontade para agir naquilo que depende exclusivamente de nós.

Para ajudar a entender melhor a impermanência recomento esse post que escrevi sobre a consciência e o fim do sofrimento.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ lidos