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Insônia – o guia definitivo se livrar dela e dormir bem

A insônia pode ser resolvida com pequenas mudanças na sua rotina. Isso vai ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e consequentemente dormir bem.

Dormir é uma das necessidades básicas da vida, assim como a alimentação. E da mesma forma que muitas vezes nos alimentamos mal, com alimentos processados ou de baixo valor nutricional, com o sono ocorre o mesmo.

O sono de qualidade é muito importante, pois é exatamente durante o sono que temos produção de hormônios, recuperação muscular, descanso do corpo e da mente, ou seja, é a forma que a natureza nos deu de recarregar “nossa bateria” todas as noites.

Se você quer ser mais produtivo, mais criativo e ter melhores resultados durante o dia, é fundamental dar atenção ao seu sono.

Os fatores que afetam a qualidade do sono e podem causar insônia.

A luz emitida pela televisão, computador, notebook ou celular é uma luz branca, ou azulada que induz o cérebro a acreditar que ainda é dia, pois nosso organismo funciona conforme o ciclo circadiano (veja na Wikipedia).

Portanto, não ocorre a liberação da melatonina, um hormônio natural que ajuda na indução do sono.

Grande parte dos celulares possuem um modo de ajuste de tela para a noite, onde a luz do aparelho é modificada para tons de amarelo, âmbar ou cinza.

Bebidas que contenham cafeína, se ingeridas após as 16h, irá afetar o sono, devido seu efeito estimulante que age em nosso organismo, em média, oito horas.

Vale lembrar também que álcool deve ser evitado, principalmente excesso de cerveja ou destilados.

Insônia e qualidade do sono

Sinais de um sono de má qualidade:

  • Acordar durante a noite e ter dificuldade em dormir novamente;
  • Acordar com sensação de cansaço;
  • Acordar com a sensação de que não dormiu o suficiente;
  • Demorar para pegar no sono;

Sonolência, falta de energia, concentração e irritabilidade durante o dia podem indicar também sono de má qualidade.

Como melhorar a qualidade do seu sono.

Geralmente são necessárias oito horas de sono para você acordar descansado e bem-disposto.

Para esclarecer, vale lembrar que isso não é uma regra fixa, pois muitas pessoas dormem mais ou dormem menos que oito horas, ou seja, esse tempo varia para cada indivíduo.

Primeiramente é importante estabelecer uma rotina de sono, consequentemente dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Essa prática ajuda a regular o ciclo do sono.

A prática de alguma atividade física ao menos três vezes na semana também ajuda a dormir melhor. Mas cuidado, evite praticar atividade física próximo do horário de dormir, pois, pode causar insônia, ou seja, um efeito contrário ao sono de boa qualidade.

Tomar sol é outro fator que nos ajuda quando o assunto é sono. Como trabalhamos na maioria das vezes em ambientes fechados, a ausência dos raios solares causam deficiência da vitamina D.

O quarto ou local onde você dorme deve ser arejado, silencioso e se possível totalmente escuro. Aqui em casa as lâmpadas dos quartos são incandescentes, de luz fraca e tonalidade amarelada. Evite lâmpadas de led ou fluorescente que emitam luz branca ou levemente azulada.

Evite refeições pesadas próximo ao horário de dormir e evite também dormir com fome. Prefira alimentos leves para essa ocasião.

Se você tem dificuldades para pegar no sono, tente ler algum livro ou fazer alguma atividade relaxante, isso ajuda a acalmar a mente e a induzir o sono.

Lembre-se que um sono reparador influencia diretamente sua qualidade de vida, sua disposição e energia durante o dia.

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