Início Life Hacks Insônia – o guia definitivo se livrar dela e dormir bem

Insônia – o guia definitivo se livrar dela e dormir bem

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Insônia, relógio na madrugada

A insônia pode ser resolvida com pequenas mudanças na sua rotina. Isso vai ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e consequentemente dormir bem.

Dormir é uma das necessidades básicas da vida, assim como a alimentação. E da mesma forma que muitas vezes nos alimentamos mal, com alimentos processados ou de baixo valor nutricional, com o sono ocorre o mesmo.

O sono de qualidade é muito importante, pois é exatamente durante o sono que temos produção de hormônios, recuperação muscular, descanso do corpo e da mente, ou seja, é a forma que a natureza nos deu de recarregar “nossa bateria” todas as noites.

Se você quer ser mais produtivo, mais criativo e ter melhores resultados durante o dia, é fundamental dar atenção ao seu sono.

Os fatores que afetam a qualidade do sono e podem causar insônia.

A luz emitida pela televisão, computador, notebook ou celular é uma luz branca, ou azulada que induz o cérebro a acreditar que ainda é dia, pois nosso organismo funciona conforme o ciclo circadiano (veja na Wikipedia).

Portanto, não ocorre a liberação da melatonina, um hormônio natural que ajuda na indução do sono.

Grande parte dos celulares possuem um modo de ajuste de tela para a noite, onde a luz do aparelho é modificada para tons de amarelo, âmbar ou cinza.

Bebidas que contenham cafeína, se ingeridas após as 16h, irá afetar o sono, devido seu efeito estimulante que age em nosso organismo, em média, oito horas.

Vale lembrar também que álcool deve ser evitado, principalmente excesso de cerveja ou destilados.

Sinais de um sono de má qualidade:

  • Acordar durante a noite e ter dificuldade em dormir novamente;
  • Acordar com sensação de cansaço;
  • Acordar com a sensação de que não dormiu o suficiente;
  • Demorar para pegar no sono;

Sonolência, falta de energia, concentração e irritabilidade durante o dia podem indicar também sono de má qualidade.

Como melhorar a qualidade do seu sono.

Geralmente são necessárias oito horas de sono para você acordar descansado e bem-disposto.

Para esclarecer, vale lembrar que isso não é uma regra fixa, pois muitas pessoas dormem mais ou dormem menos que oito horas, ou seja, esse tempo varia para cada indivíduo.

Primeiramente é importante estabelecer uma rotina de sono, consequentemente dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Essa prática ajuda a regular o ciclo do sono.

A prática de alguma atividade física ao menos três vezes na semana também ajuda a dormir melhor. Mas cuidado, evite praticar atividade física próximo do horário de dormir, pois, pode causar insônia, ou seja, um efeito contrário ao sono de boa qualidade.

Tomar sol é outro fator que nos ajuda quando o assunto é sono. Como trabalhamos na maioria das vezes em ambientes fechados, a ausência dos raios solares causam deficiência da vitamina D.

O quarto ou local onde você dorme deve ser arejado, silencioso e se possível totalmente escuro. Aqui em casa as lâmpadas dos quartos são incandescentes, de luz fraca e tonalidade amarelada. Evite lâmpadas de led ou fluorescente que emitam luz branca ou levemente azulada.

Evite refeições pesadas próximo ao horário de dormir e evite também dormir com fome. Prefira alimentos leves para essa ocasião.

Se você tem dificuldades para pegar no sono, tente ler algum livro ou fazer alguma atividade relaxante, isso ajuda a acalmar a mente e a induzir o sono.

Lembre-se que um sono reparador influencia diretamente sua qualidade de vida, sua disposição e energia durante o dia.

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