InícioConsciênciaO Poder do Flow - saiba como entrar em estado de fluxo

O Poder do Flow – saiba como entrar em estado de fluxo

O conceito de flow, que pode ser traduzido como estado de fluxo, ou experiência de fluxo, foi proposto na década de 70 pelo psicólogo e professor Mihaly Csikszentmihalyi.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a renda média dos americanos e como isso estava ligada a felicidade. O que se verificou é que quando a renda é muito baixa, ao aumentar o valor houve também aumento de felicidade, mas a partir de uma certa renda, o aumento dos valores não impactavam mais a felicidade.

O que é flow?

Flow é um estado mental onde corpo e mente estão em perfeita harmonia. É um estado de excelência caracterizado por motivação, concentração, energia e alto desempenho.

Consequentemente você entra em um estado de fluxo, de êxtase que parece que o tempo parou, só existe aquele momento que você está vivenciando.

Como entrar em estado de fluxo?

Nas pesquisas de Mihaly entrevistando alpinistas, monges, pastores e uma variedade enorme de pessoas com diferentes níveis de educação e cultura, existem elementos comuns que indicam o que é estar no estado de flow:

  • Estar completamente envolvido no que se está fazendo, com foco e concentração
  • Alcançar um sentimento de êxtase, algo como estar fora da realidade
  • Maior clareza mental, sabendo o que deve ser feito e como deve ser feito
  • Saber que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas para a tarefa
  • Um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego
  • Uma ideia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. As horas parecem passar como se fossem minutos
  • Sentir-se motivado para a ação, pois o estado de flow gera recompensas por si mesmo.

Um estado de êxtase que parece que você nem existe mais, você não quer que o momento acabe e não percebe o tempo passar.

Portanto, é um estado de fluidez, onde você deve fazer algo desafiador, um desafio de nível intermediário e que você tenha as habilidades para isso. Você não pode nem ter excesso de habilidade ou habilidade nenhuma… é preciso o caminho do meio, um equilíbrio entre suas habilidades e o desafio que vai enfrentar.

Treine sua atenção para que em qualquer momento da vida você esteja presente, consciente, observando os detalhes.

Certamente sua qualidade de vida vai melhorar.

Leia também meu post sobre O poder da presença.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ lidos