Início Consciência O que está sob nosso controle e o que não está

O que está sob nosso controle e o que não está

0
Decisões, uma parede com várias portas e apenas uma escolha.

Gosto muito dos estoicos pois conseguem ver com clareza aquilo que está sob nosso controle e o que não está.

O que está sob nosso controle depende portanto de nós, podemos citar os pensamentos, desejo, aversão, impulsos, vontade, nossas ações a consequentemente nossas reações.

E o que não depende de nós: tudo o resto, o que é externo, o corpo, a casa, o apartamento, o carro, ou seja, tudo o que não é resultado de nossas ações. ?????

É meu dever lhe dizer que você terá muito mais sucesso ao se fortalecer do que ao brigar com o mundo, que na real não está nem aí para sua existência.

Mesmo quem nasceu com fraquezas, doenças e limitações, se fortaleceram pouco a pouco, ou seja, desenvolveram musculatura física e emocional e atingiram o sucesso.

Portanto sucesso não está ligado a quanto dinheiro você ganha, e sim sua capacidade de realizar coisas bem sucedidas. O dinheiro portanto, é consequência do sucesso.

Maquiavel, Virtù e Fortuna

No livro O Príncipe, Maquiavel fala sobre isso com muita clareza.

  • Virtù: a liberdade em relação à imprevisibilidade, ou seja, de superar e controlar os acontecimentos;
  • Fortuna: a imprevisibilidade dos acontecimentos. Não deve ser evitada ou ignorada, pois é inevitável. Devemos buscar fazer dela uma aliada, controlá-la, através de nossa habilidade e flexibilidade.

Espere o melhor e prepare-se para o pior. As coisas pioram antes de melhorar. Eu não estou sendo pessimista pensando assim?

Pode parecer pessimismo, mas é a realidade, aquilo que não controlamos é uma caixinha de surpresas, pode dar tudo certo ou pode dar tudo errado, grandiosamente errado.

Estar preparado fará você lidar com isso da melhor forma, estando preparado ou suportando o momento.

A missão ou propósito de vida de cada ser humano é, na medida de suas habilidades e recursos, fazer do mundo um lugar melhor. mesmo sabendo que os resultados podem ser pequenos ou ínfimos.

Em resumo, busque a liberdade, colocando o foco naquilo que depende de você e tirando todo o foco daquilo que não depende de você.


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile